COMO CONTROLAR PULGAS E CARRAPATOS
- vetriopequeno
- 3 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jan. de 2021
É verão! Nesse período, as pulgas e os carrapatos se desenvolvem de forma rápida no ambiente e na pele de nossos cachorros e gatos. A preocupação com esses parasitas, porém, está longe de ser apenas devido ao incômodo que provocam por meio da coceira e de lesões na pele.

Além das feridas na pele, principalmente em volta da cauda, e da perda de pelos, as pulgas podem também ser responsáveis pela transmissão do Dipilidium, um verme bastante comum que se aloja no sistema digestório dos animais. Já os carrapatos são ainda mais preocupantes, pois são responsáveis pela transmissão de doenças como: babesiose eerliquiose nos cães, causando manchas vermelhas na pele, anemia, prostração e podendo levar o animal até a morte! É aconselhável procurar um médico veterinário após o aparecimento de qualquer um desses sintomas.
Para conter os transtornos desses parasitas, existem produtos tão modernos e eficientes que podem até mesmo ser utilizados em filhotes. São diversos os produtos oferecidos no mercado como: sprays, top-spot, coleiras e comprimidos.Em geral, essas substâncias são seguras e para cada produto existe um tempo de eficácia e duração, variando de 3 semanas a 8 meses.
Os sprays devem ser utilizados em toda a pelagem, espalhados pelo corpo inteiro do animal de forma homogênea. Os chamados top-spot que consistem em despejar o conteúdo de uma pipeta na região da nuca, assim ele se espalha pela camada subcutânea da pele.Seja em spray ou top-spot, é importante não banhar ou escovar o animal dois dias antes e dois dias após a aplicação. Isso fará com que o produto dure o período desejado.
Também existem hoje no mercado as coleiras, que liberam a substância de acordo com o calor gerado pelo corpo do animale os comprimidos, na qual a substância é absorvida pelo sistema digestório do animal e atua de forma sistêmica contra os ectoparasitas.
No mais, em casos de grande infestação, deve-se tratar, além do bichinho, também o ambiente. Isso mesmo! Muitos donos de pets tratam o seu melhor amigo e esquecem que é no ambiente que se instalam os ovos e larvas de pulgas. Porém muito cuidado na hora de desinfetar o ambiente, escolha sempre o produto adequado na diluição correta e nunca deixe os animais em contato com o produto, pois podem provocar intoxicações severas!
É imprescindível também lembrar que o tratamento para evitar as pulgas deve ser constante, pois, em um simples passeio, elas podem subir no bichinho, infestar o ambiente que ele fica e iniciar um novo ciclo. Devemos lembrar que a PREVENÇÃO É A MAIOR ALIADA DO CONTROLE!
PARA TODAS AS DÚVIDAS E INDICAÇÕES, PROCURE SEMPRE O AUXÍLIO DO MÉDICO VETERINÁRIO!!
댓글