OBESIDADE
- vetriopequeno
- 3 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jan. de 2021
Que os cães e gatos são fofos, todos concordamos! Mas quando a “fofura” vai além do comportamento e também reflete a condição física dos animais, é um sinal de alerta. De acordo com o último levantamento da Associação Médica Veterinária Americana, nos Estados Unidos 40% dos cães estão com sobrepeso. Estima-se que no Brasil, 30% dos cães e 25% dos gatos estejam obesos.

Causas:
Dieta inadequada, sobretudo à base de petiscos em exagero, e sedentarismo são os maiores fatores para o aparecimento da obesidade. Os maus hábitos dos seres humanos têm afetado a saúde de seus animais. Pedaços de pizza, biscoitos, pães, carnes, entre outros, além de serem calóricos aumentam o risco de alergias alimentares, diarréias, pancreatite e outros problemas mais graves.
Consequências:
O excesso de peso acentua o risco de aumento do colesterol e triglicérides. Essas substâncias estão por trás de problemas como convulsão, paralisia, danos nos olhos e alterações neurológicas3. Além dessas enfermidades, os cães muito gorduchos podem desenvolver diabete e doenças articulares.
Tratamento & Prevenção:
É importante acompanhamento do Médico Veterinário para controle de peso, sendo necessário um programa completo de emagrecimento. Esse pacote inclui o monitoramento metabólico e hormonal do animal, combinado com a prática de exercícios físicos diários e um plano nutricional bem elaborado.
Prevenir é sempre melhor que remediar!
• Compre sempre ração de boa qualidade
• Controle os petiscos
• Estimule passeios e muitas brincadeiras
E sempre conte com um Médico Veterinário para orientá-lo!
.png)


Comentários